Neste assunto o bicho pega pois a maioria das pessoas extrovertidas acham que estão bem resolvidas neste assunto ou ao menos, passa a ideia para os outros de que está.
A questão é que no caso da auto-estima não tem a ver com ser extrovertido OU introvertido. Todas as pessoas possuem problemas de auto-estima, em maior ou menor grau, mal ou bem trabalhadas.
Enfim, vai dizer que vc se garante a todo tempo e em nenhum momento se pegou inseguro por algum elogio que criou a expectativa de receber e não veio, pelo fora que tomou de uma relação que idealizou, pelo nervosismo de se apresentar em público pela sua autoexigência...se você disse não para todas estas questões e considera que se garante mesmo a todo tempo, sinto informar, seu problema de estima pode ser maior ainda pois você nem ao menos o reconhece.
A maior parte das pessoas traz grandes desafios nesta área, mas, se a gente tiver a humildade de admitir e a coragem de assumir, ao menos já estamos no caminho da conscientização. E, se nos conscientizamos, temos ferramenta para lidar com isso e crescer com este desafio. Tudo pode ter um lado positivo OU negativo na vida, resta saber por qual lado vai optar seguir a sua caminhada.
Se você continuar atuando na via negativa e colocando a culpa no outro OU fora de você a razão para os problemas do mundo o tombo pode ser maior, mas, pelo menos você tem a oportunidade de aprender com ele. “Tudo o que nos irrita nos outros pode nos levar a uma compreensão sobre nós mesmos.”Carl Gustav Jung
Agora se você cair e resolver continuar seguindo da mesma forma, pode ser que leve mais tempo, apenas isso, para se dar conta do que a vida está tentando te ensinar e você está insistindo em não entender. Cada um segue no seu tempo e conforme suas possibilidades, que nós mesmos criamos.
As questões de estima estão vinculadas à falta de amor próprio e assim, de que adianta colocar no outro ou em tudo de ruim que está te acontecendo as responsabilidades? Acorde para a vida e se RESPONSABILIZE pelas suas experiências, pelos seus aprendizados. Infelizmente isto ninguém poderá fazer por você. Se está com raiva do mundo e não consegue chegar aonde você quer no tempo que você quer, quem sabe pode tentar abrir mão do controle e lembrar que tem algo a aprender com isso. Por mais difícil que seja ou pareça.
Se a gente buscar a solução dos problemas FORA da gente vamos continuar sem encontrar, assim como não vamos ir mais adiante por colocar a “culpa” nos outros. Pode até parecer que se o OUTRO for culpado eu possa passar na sua frente, ganhar vantagens. Mas, daí você poderia se perguntar: vantagem em quê? Ser melhor do que o outro para quê?
Para compensar a estima que te falta? O amor que você não tem por você mesmo e que não consegue preencher? Pois é, PENSE sobre isso, enquanto a maioria tenta colocar no OUTRO a razão de seus problemas está fugindo do ponto principal a ser analisado: VOCÊ mesmo.
Não pense que a sua ambição e a sua vaidade possam te compensar do amor que você não tem por você mesmo. Estão ali apenas te sinalizando que você ainda tem um árduo caminho pela frente pois não está reconhecendo o que precisa trabalhar em você. Aproveite que 2011 está chegando para encarar o desafio e rever seus conceitos.
Val, parabéns pelo teu blog, teus textos estão lindos e profundos!!!
ResponderExcluirRefletem a pessoa especial e iluminada que vc é, fico muito feliz por te ter como amiga.
Beijão, Deby