domingo, 21 de novembro de 2010

AUTOESTIMA


Neste assunto o bicho pega pois a maioria das pessoas extrovertidas acham que estão bem resolvidas neste assunto ou ao menos, passa a ideia para os outros de que está.
A questão é que no caso da auto-estima não tem a ver com ser extrovertido OU introvertido. Todas as pessoas possuem problemas de auto-estima, em maior ou menor grau, mal ou bem trabalhadas.
Enfim, vai dizer que vc se garante a todo tempo e em nenhum momento se pegou inseguro por algum elogio que criou a expectativa de receber e não veio, pelo fora que tomou de uma relação que idealizou, pelo nervosismo de se apresentar em público pela sua autoexigência...se você disse não para todas estas questões e considera que se garante mesmo a todo tempo, sinto informar, seu problema de estima pode ser maior ainda pois você nem ao menos o reconhece.
A maior parte das pessoas traz grandes desafios nesta área, mas, se a gente tiver a humildade de admitir e a coragem de assumir, ao menos já estamos no caminho da conscientização. E, se nos conscientizamos, temos ferramenta para lidar com isso e crescer com este desafio. Tudo pode ter um lado positivo OU negativo na vida, resta saber por qual lado vai optar seguir a sua caminhada.
Se você continuar atuando na via negativa e colocando a culpa no outro OU fora de você a razão para os problemas do mundo o tombo pode ser maior, mas, pelo menos você tem a oportunidade de aprender com ele.  “Tudo o que nos irrita nos outros pode nos levar a uma compreensão sobre nós mesmos.”Carl Gustav Jung
Agora se você cair e resolver continuar seguindo da mesma forma, pode ser que leve mais tempo, apenas isso, para se dar conta do que a vida está tentando te ensinar e você está insistindo em não entender. Cada um segue no seu tempo e conforme suas possibilidades, que nós mesmos criamos.
As questões de estima estão vinculadas à falta de amor próprio e assim, de que adianta colocar no outro ou em tudo de ruim que está te acontecendo as responsabilidades? Acorde para a vida e se RESPONSABILIZE pelas suas experiências, pelos seus aprendizados. Infelizmente isto ninguém poderá fazer por você. Se está com raiva do mundo e não consegue chegar aonde você quer no tempo que você quer, quem sabe pode tentar abrir mão do controle e lembrar que tem algo a aprender com isso. Por mais difícil que seja ou pareça.
Se a gente buscar a solução dos problemas FORA da gente vamos continuar sem encontrar, assim como não vamos ir mais adiante por colocar a “culpa” nos outros. Pode até parecer que se o OUTRO for culpado eu possa passar na sua frente, ganhar vantagens. Mas, daí você poderia se perguntar: vantagem em quê? Ser melhor do que o outro para quê?
Para compensar a estima que te falta? O amor que você não tem por você mesmo e que não consegue preencher? Pois é, PENSE sobre isso, enquanto a maioria tenta colocar no OUTRO a razão de seus problemas está fugindo do ponto principal a ser analisado: VOCÊ mesmo.
Não pense que a sua ambição e a sua vaidade possam te compensar do amor que você não tem por você mesmo. Estão ali apenas te sinalizando que você ainda tem um árduo caminho pela frente pois não está reconhecendo o que precisa trabalhar em você. Aproveite que 2011 está chegando para encarar o desafio e rever seus conceitos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

QUEM SOU EU?



Acho que não por acaso escolhi este tema, inspiradíssima pelo SOL em Escorpião (signo de morte e renascimento).
Escorpião não tem medo de se entregar às profundezas, ao lado sombra da vida, àquilo que a maioria tem medo de mostrar. Admiro sua magnitude e ao mesmo tempo seu magnetismo, sua profundidade, sua coragem de se entregar às sombras e renascer delas, como a Fênix.
Escorpião dispensa as máscaras, para entrar contato com O QUE É, seja este SER bom ou ruim.
Afinal, por qual motivo você está vestindo as suas???
Será para agradar os outros, ou melhor, para não desagradar os outros? Sinto informar, mas, por maior que seja o seu esforço é impossível contentar a todos. Nem Jesus conseguiu esta façanha.
Pois então, seria muito mais fácil se entregar e SER simplesmente o que você É.
Com toda a certeza, isso sem falar da energia que você poupa em não ter que ficar construindo ou representando um SER para atender as expectativas dos outros.
Quem sabe você se permite atentar para quais são as SUAS expectativas...
As pessoas pela correria da vida estão esquecendo de QUEM SÃO, da MISSÃO aqui neste Planeta e infelizmente a maioria só pára pra pensar nisso quando adoece ou quando se dá conta de que está envelhecendo. 
A gente poderia começar a questionar um pouco antes. Ou você acha que está aqui apenas para trabalhar e acumular bens? Dinheiro é muito bom e certamente nos abre muitas portas, inclusive a do intelecto. Mas, vai muito além disso.
Bem, você pode até evitar ao máximo, mas, vai chegar uma hora em que a vida vai te apresentar esta oportunidade de rever tudo o que você andou fazendo por aqui e não é uma questão de pagar pelos pecados e sim de se CONSCIENTIZAR pela suas ações. Nesta hora, não há com quem dividir as responsabilidades, a não ser com você mesmo.
Não desperdice a oportunidade de se CONHECER, se RECONHECER e de observar como você vêm levando a sua caminhada.
Cada um, da sua forma, pode contribuir no dia a dia e não é apenas fazendo serviço comunitário ou dando dinheiro às pessoas carentes. Você pode começar fazendo a diferença simplesmente cuidando de você e consequentemente levará alegria e amor por onde passar. Retribua com compaixão pessoas que só sabem te tratar com amargura e inveja pois é o que elas tem condições de dar e agradeça pela oportunidade que elas te dão de aprender com isso. Abra a sua mente, abra o seu coração, você vai saber como dar a sua contribuição ao mundo. A mudança começa dentro de você e reflete no outro, no cosmos.
É aquilo, cada um caminha no seu ritmo e não podemos interferir no ritmo do outro, mas, CUIDADO para não caminhar para trás e nem em círculos. Ao menos tente seguir CAMINHANDO PARA A FRENTE, você é o seu único e verdadeiro GUIA, basta ESTAR presente com você mesmo para dar conta dos desafios e seguir nesta linda e bela caminhada chamada VIDA.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

RELACIONAMENTOS


Hoje em dia a gente fica sabendo de tanto ata & desata nos relacionamentos, em boa parte divulgados e estimulados pela própria mídia, que o troca-troca virou moda faz tempo.
Não desmerecendo, de forma alguma os relacionamentos casuais, pois acho que eles fazem parte de um momento da vida ou até mesmo de vários momentos, assim como são responsáveis pelo start em relacionamentos maduros.
Quando me refiro à relacionamento maduro não estou me referindo à relacionamentos duradouros e sim a um relacionamento GENUÍNO acima de tudo, em que cada um tem consciência da individualidade do outro ao mesmo tempo em que existe conexão/ sintonia na relação.
Quem iria querer alguém SEM personalidade ao seu lado???
Certamente apenas pessoas de baixa estima, controladoras demais e que possivelmente se tornam assim, pela própria insegurança. Pessoas com este perfil não tendem a ir muito além do que manter um relacionamento de "conveniência".
Pois é, conversa vai, conversa vêm e me parece que a maioria acaba optando por isso, enquanto isso...a grama do vizinho continua parecendo muito mais verde.
É muito fácil entrar na rotina e comentar que a relação já desgastou. Então por que vc continua com a pessoa? Motivos mil acredito...cada um sabe o seu e quem sou eu para julgar!?
Uma pena que as pessoas acabam esquecendo do principal na minha opinião: de serem verdadeiras consigo mesmas e acabam se sujeitando a “manter” uma relação que já nem existe mais.
Não precisamos ir muito longe e falar em amor eterno, o que vale é se entregar ao PRESENTE e se permitir viver a relação enquanto ela for saudável e construtiva para ambos. Agora, se sujeitar a dividir a casa, a mesma cama, o dia-a-dia para se manter no padrãozinho é para os guerreiros e guerreiras para os quais inclusive dou meus sinceros PARABÉNS pela anulação de si mesmos. Definitivamente a sociedade é craque em estimular a doutrinação ao padrãozinho.
Bem, acho que o maior desafio na relação é a reconquista diária e isto só é possível quando os dois estão envolvidos, comprometidos e conectados em essência numa PARCERIA EVOLUTIVA e com um propósito comum na relação. Afinal, se um está indo para um lado e um degringolando para outro lado fica difícil.
 O que não pode faltar? Certamente muito mais do que atração, sedução, amor, isso é básico e essencial clarooooooooo, mas, não pode faltar respeito, admiração e sintonia. É muito bom poder contar com a cumplicidade, com um olhar que dispensa palavras e se apaixonar de novo a cada dia pela mesma pessoa.
E isso existe???  Calma, NÃO é conto de fadas, é a vida real desde que vc também esteja disposto a encarar o lado “sombra” da relação que são os desafios diários e que fazem parte para permitir que um aprenda com o outro e assim possam crescer juntos. Agora, se quiser ficar só com a parte boa, com o lado LUZ da força vc acaba de optar por você mesmo e não por uma RELAÇÃO pois todos temos qualidades e defeitos que fazem parte do SER humano.
O problema é que a maioria não está disposta a abrir mão de si mesmo ao mesmo tempo em que acaba se mantendo em uma relação estagnada ou opta por não se comprometer com ninguém porque tem MEDO. Medo de quê? De ficar sozinho? De perder a liberdade? Acho que tudo está vinculado ao MEDO DA ENTREGA. Mas e por quê? Bem, daí você pode buscar suas razões em uma bela e assertiva terapia que na minha opinião é mais do que super indicada para todo mundo.
E quem disse que eu tenho que me relacionar? Bem, se você ainda não percebeu a vida é feita de RELAÇÕES, resta saber por quem e por quais circunstâncias vai optar.
CORAGEM, até pq, você não pode continuar enganando por muito tempo e muito menos você mesmo. Conecte-se com a sua essência mais pura e prepare-se para viver as maravilhas desta mistura que se chama relação.
Boa sorte!!!